Sindicato dos Funcionários do BB Japão

Notícias do Sindicato do Banco do Brasil no Japão

Reportagem da Alternativa

leave a comment »

http://www.alternativa.co.jp/Noticias/tabid/78/language/pt-BR/nid/7810/Funcionarios-do-Banco-do-Brasil-fazem-greve-no-Jap.aspx

COMUNIDADE

Funcionários do Banco do Brasil fazem greve no Japão

Apesar da maioria ter aderido à paralisação que começou na última quarta-feira, as agências e subagências estão funcionando normalmente
REDAÇÃO

Tóquio, 22/abr – Desde a última quarta-feira, funcionários das quatro agências e três subagências do Banco do Brasil no Japão estão de braços cruzados. A paralisação é inédita e não tem prazo para acabar.

Segundo Hélio Kengo Watanabe, presidente do Sindicato dos Funcionários do Banco do Brasil no Japão, cerca de 90 funcionários dos mais de 160 de toda a rede no Japão participam da greve.

Nesta sexta-feira, os grevistas fizeram uma manifestação segurando cartazes em frente à agência de Tóquio. O movimento, porém, foi pacífico e silencioso.

O objetivo, segundo Watanabe, é forçar a gerência do banco a negociar o rebaixamento de cargo e transferência de alguns funcionários, readmitir um colega dispensado sem justa causa e acabar com o abuso de poder e assédio moral.

“Há um tempo tem havido desrespeito aos funcionários e, por isso, queremos uma negociação mais justa daqui para frente”, pede Watanabe. “Desde a criação do sindicato, em 2009, tem havido pressão por parte dos administradores do banco”, conta.

O impasse entre bancários e a gerência, segundo Watanabe, cresceu no final de fevereiro, quando o sindicato deu entrada na Justiça a um processo pedindo o cancelamento da decisão de rebaixar de cargo e transferir três funcionários.

“Passado um mês do início da ação, um funcionário, que faz parte da diretoria do sindicato, foi demitido sem justa causa”, acrescenta o sindicalista, que trabalha no banco há 15 anos.

O movimento tem o respaldo da Federação dos Sindicatos de Funcionários dos Bancos Estrangeiros no Japão.

O Banco do Brasil começou a operar no Japão há 38 anos e possui hoje perto de 80 mil clientes, entre brasileiros, outros latinos e japoneses.

Apesar da paralisação, as agências e subagências funcionam normalmente, com o quadro reduzido de funcionários.

A reportagem da Alternativa tentou falar com a administração do banco, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Funcionários fizeram uma manifestação pacífica e silenciosa em frente à agência de Tóquio
Ewerthon Tobace/Alternativa

Written by funcionariosbbjapan

2011/04/22 at 21:26

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: