Sindicato dos Funcionários do BB Japão

Notícias do Sindicato do Banco do Brasil no Japão

Primeiro dia de Greve

leave a comment »

Hoje, tivemos a sessão no tribunal de Kasumigaseki, as 16:00, sobre os casos de ações injustas, em especial os casos dos três descomissionamentos. Não pudemos presenciar a sessão, mas éramos mais de 60 afiliados que comparecemos no tribunal. Encontramos com o advogado do banco, que se assustou com a nossa presença. Diz ele que não havia sido informado pelo banco sobre a greve.

Logo após a sessão, o nosso advogado nos explicou que a próxima sessão será em junho, pois o banco está alegando que precisa de tempo para traduzir alguns materiais em português para o japonês. Trata-se de estratégia que esta sendo utilizada para alongar o processo judicial, que provavelmente nao será concluido tão breve.

A administração não está levando a sério as nossas reivindicações de ações injustas. O exemplo disso é a atitude dos expatriados em relação ao funcionário da sub agência de Nagano. Informaram ao Fabio que o mesmo deverá gastar os 20 dias de férias e 1 dia de compensação à partir de amanhã. Trata-se de uma ordem unilateral, sendo que nos normativos internos, no regulamento de trabalho e na Lei Trabalhista está muito claro que quem escolhe os dias de descanso é o funcionário. Trata-se de claro ato de intimidação, visando pressionar os afiliados e o sindicato.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: