Sindicato dos Funcionários do BB Japão

Notícias do Sindicato do Banco do Brasil no Japão

Criação do Sindicato

leave a comment »

A criação do Sindicato dos Funcionários do BB Japão iniciou sua jornada no dia 23 de Outubro de 2009, a noite, depois que o Comitê de Administração do BB Japão propos o corte total do bônus e/ou de 20% do pessoal ou, ainda, o mix das duas opções e demandou que a resposta fosse dada até o dia 30 de Outubro de 2009.

Foram reunidos presencialmente mais de 30 funcionários no dia 23 de Outubro de 2009, em Tóquio, que tiveram o entedimento comum de que as ações adotadas com para com os funcionários eram injustas.

Foi acordado mobilizar todos os funcionários do BB Japão e verificar se o sentimento era comum. A partir daquele momento e durante o dia 24 de Outubro contatamos quase a totalidade dos funcionarios do BB Japão, para que no dia 25 de Outubro de 2009 ocorresse a primeira Assembléia Geral dos funcionários do BB Japão, no Hibiya Koen, em Tóquio, as 14:00 horas.

Com a presença de mais de 80 pessoas e o apoio de mais de 90% dos funcionários do BB Japão, foi decidido buscarmos alternativas para que não houvesse corte de pessoal e garantias ao nosso emprego. Com essas premissas, buscamos os Sindicato Nacional das Industrias, Sindicato dos Funcionários Bancos Estrangeiros no Japão e o Sindicato Nacional dos Funcionarios das Indústrias Financeiras do Japão, bem como a Agência de Apoio aos Trabalhadores, vínculado ao Ministério do Trabalho. Foram nessas instituições que obtivemos as informações e garantias quanto aos nossos direitos e ao nosso pleito. Estas instituições declararam seu apoio e suporte total, em razão das injustiças que a Administração do BB Japão propos a fazer com os funcionários e pelo grande número de funcionários que estão comprometidos e unidos pelos mesmos objetivos. Sendo que na Agência de Apoio aos Trabalhadores, vínculado ao Ministério do Trabalho, além das informações sobre nossos direitos, foi orientado que nos sindicalizassemos para termos força de negociação no coletivo, pois o orgão consegue atuar apenas em casos individuais.

No dia 26 de Outubro de 2009, as 18:00hs, foi realizada outra reunião, em Tóquio, para repassar aos funcionários as informações até então obtidas e para buscar uma nova mobilização para uma segunda Assembléia Geral, no dia 27 de Outubro de 2009, em Tóquio, para apresentar as opções e decidir pelas ações a serem tomadas.

No dia 27 de Outubro de 2009, as 19:00, foi realizada a segunda Assembléia dos funcionários, com a presença de mais de 92 funcionários, incluindo representantes das Agências de Gunma, Nagoya, Hamamatsu e suas respectivas sub-agências e, ainda, com a presença de 10 representantes dos Sindicato Nacional das Industrias, Sindicato dos Funcionários Bancos Estrangeiros no Japão e o Sindicato Nacional dos Funcionarios das Indústrias Financeiras do Japão.

Na reunião foram apresentados pelos Sindicatos a confirmação de que nosso pleito é justo, liquido e certo e, que, para pleitearmos e garantir nossos direitos atuais e futuros uma opção seria criarmos um Sindicato dos Funcionários do BB Japão ou pleitearmos individualmente na Justiça apenas o pagamento do próximo bônus e, em caso de demissões ou coerções irmos ao Ministério do Trabalho ou da Justiça individualmente.

Os funcionários presentes decidiram por criar o SFBBJP Síndicato dos Funcionários do BB Japão e, então, foram eleitos os membros do Sindicato e mais 25 funcionários para o Comitê Executivo.

Written by funcionariosbbjapan

2009/10/27 at 22:50

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: